No Face

03/03/2014

O mais famoso selfie de todos os tempos

Quem assistiu ao Oscar, no último domingo (2), pode acompanhar toda a movimentação do mundo dos astros durante a tão esperada noite. Quem não assistiu e, na verdade estava desfilando sua beleza na avenida também pode acompanhar, por que, afinal, é "O Evento", certo?
E o que ficou marcado, além da transformação, ou anti-transformação da Lady Gaga, de monstrenga (com todo respeito) a uma celebridade comum: glamour, beleza e riqueza, foi o selfie da apresentadora Ellen DeGeneres com algumas celebridades dignas de Oscar, mesmo.

Oi, gente rica e fina!

Primeiro vamos ao conceito de selfie. A palavra tem origem no inglês e é um neologismo retirado de "self- portrait"que, por sua vez, significa auto-retrato. Sendo mais direta: é quando você vai no banheiro, ou na frente de uma web cam, mesmo, e se fotografa :). Entendeu? Aí, tem selfie em qualquer lugar. Não importa o plano de fundo, o importante é que você esteja capturando uma imagem de você mesmo fazendo "a rica". O dicionário Oxford informou, em 2013, que esta era a palavra do ano com seu uso iniciado ainda em 2012. Até aqui, o uso do termo aumentou 17.000%.

Agora que definimos selfie, voltemos à foto em questão. Apareceu na imagem, além da Ellen, o casal Pitt, Meryl Streep, Jennifer Lawrence, Bradley Cooper, Julia Roberts, Kevin Space, Jared Leto, Lupina Nyong'o e seu irmão. Vamos reconhecer os bonitos...

Atriz, comediante e apresentadora de seu próprio talk-show, o "Ellen DeGeneres Show".

Considerado o mais bonito casal de Hollywood, os atores Angelina Jolie e Brad Pitt. 

A eterna Miranda Priestly de "O Diabo veste Prada", Meryl Streep.

A musa de "jogos vorazes", Jennifer Lawrence.

Direto de "Se beber não case" (filme podríssimo), Bradley Cooper.
Ela vai morrer com o título de "Uma linda mulher": Julia Roberts.
Direto de "Kpax", Kevin Spacey.
O loiríssimo de "Clube da Luta", Jared Leto.
A lindíssima e ganhadora do Oscar de melhor atriz coadjuvante pelo filme "12 anos de escravidão", Lupina Nyong'o.

Uma só foto reuniu artistas consagrados e uma nova geração, imagina o cachê que daria pra juntar essa galera toda pra uma propaganda. E é por isso que as marcas "Twitter"e "Samsung", estão dando pulos nas nuvens...
Mas por quê?

Observe na foto do momento do selfie...

Gente linda!
A apresentadora usou seu Samsung Galaxy para postar o momento no Twitter. A inserção de marcas dentro de um contexto, sem que seja o ponto de destaque se chama: Product Placement. E as marcas ganham o quê com isso? Tudo: reconhecimento, status, credibilidade, poder (muahahaha).
Até então, não se sabe se foi algo combinado, ou realmente espontâneo, mas tanto o Twitter como a Samsung se saíram bem nessa...

Para não confundir com o bom, velho e quase tosco merchandising, vamos à definição...

No caso do merchan, a marca, produto ou ideologia se torna o foco principal, tipo aquelas aparições babacas nas novelas, quando a mocinha da história olha pra cara de outro personagem e fala que não consegue viver sem o seu creme pra espinhas. Ela pega o produto e quase diz: "use você também".
Lembra de "Amor à vida", quando o Michel (Caio Castro) fazia chantagem com sorvetes Kibon, pra sua companheira Patrícia (Maria Casadevall).

Entendeu? Vou deixar um videozinho muito legal que mostra vários exemplos de Product placement em vários filmes. Vale a pena conferir...beijas!


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