No Face

18/09/2012

Anime: a arte importada do Japão


De olhos exageradamente grandes e boquinhas de bonecas, esses desenhos conquistaram e conquistam os brasileiros: Os mangás e Animes.  Com características típicas da cultura japonesa, os Animes/Animeès têm estilos próprios e narrativas que vão de aventura e ficção científica a temas eróticos.
Anime hentai (erótico)

 No Brasil, o primeiro anime publicado foi em 1988, “O Lobo Solitário”, porém a história foi adaptada ao ocidente, pois  a maioria destas séries apresentam personagens e padrões nem tão bem aceitos no ocidente, como: homossexualidade, androginia (Clique aqui para saber o que é) etc.


Imagem do quadrinho "Lobo Solitário"
Mas o precursor do boom da Pop Art Japonesa no Brasil, foram os inesquecíveis “Cavaleiros do Zodíaco”. Em 1994, o anime chegou ao Brasil pela Rede Manchete e, timidamente, a saga dos garotos virou febre. Merchandising não faltou.

Os principais personagens da saga que recheou os anos 90

Depois deste sucesso vieram todos os tipos de “Mons”! Quem nunca quis ter um Pikachu e soltar raios elétricos mortais nos amiguinhos de escola? (Eu quis o/).
Logo da série

O Personagem principal Ash e seu inseparável Pokemon Pikachu
Obra de Berkozturk (Acho que é o Ash é macio)

Pikachu dando o famoso "Choque do trovão"
Este gato não está feliz

Mas o mais famoso e imbatível em audiência no Brasil foi/é o ainda exibido em alguns canais: “Dragon Ball Z”. A série também já foi reprisada e, ainda assim, não perde adeptos. E eu não estou falando apenas de crianças...

Tatoo Dragon Ball Z
Uma das formas de representar esse amor ao trabalho oriental são os Cosplays. A palavra é a junção das palavras Costumes e Play, ou seja, brincar de fantasiar-se. No Japão é comum levar a brincadeira a sério. Eles sabem como se divertir sem medo de ser feliz... Super Kawai (Que expressão ¬¬).




Legal,não?


As características vão além dos olhos gigantes, as expressões de emoções são enfatizadas com gotas d’água, diminuição do personagem, representa constrangimento, assim como chifres, dentes gradeados e veias em destaque na testa, representam raiva ou maldade. Linhas e nuvens de fumaça representam agilidade e rapidez, além do uso de onomatopéias (figura de linguagem que representa ruído. Como: Pof e Pow, para socos).


Triste, envergonhado, chorando
Note as expressões e os desenhos em volta, que caracterizam sentimentos de Alegria, da primeira garota e Susto da segunda.

Expressão de fúria
Com sono

Quem pariu?

Um dos mais conhecidos e consagrados à criação deste estilo de arte, foi o artista japonês Tezuka, chamado Deus do Mangá. Oo


Osamu Tezuka morreu em 1989
Interessante, não? Esperam que tenham gostado da pincelada na arte japonesa tão apreciada no Brasil! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, deixe seu comentário, sugestão ou crítica. Obrigada pela visita!