No Face

23/11/2011

Propaganda Subliminar Hitlerista

Esse é um artigo científico que escrevi no segundo ano da faculdade...Como eu AMO o assunto não poderia deixar de tratar de escrever sobre...


Palavras- chave: subliminar, propaganda política, Adolf Hitler, Barack Obama, comunicação.

RESUMO


O artigo desenvolvido tem por objetivo, despertar uma discussão sobre a comunicação e a força que o ato exerce sobre cada um de nós por meio da propaganda política. A maneira aqui debatida levanta a hipótese de que a ascensão do atual presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama esteja ligada às mesmas técnicas utilizadas por uma das maiores campanhas políticas da história, a nazista, por considerar a possível utilização da técnica subliminar igualmente explorada pelos alemães do II Reich.



INTRODUÇÃO
No mundo em que vivemos, nos deparamos com as mais diversas formas de comunicação que, envolvem muitos conceitos. A comunicação é imprescindível a qualquer um de nós, independente de como se estabelece o ato de comunicar-se. Existem dezenas de formas em que podemos expressar-nos de maneira compreensível a quem recebe tal mensagem. Para SANTA’NNA (1998, p. 1):
“Nos estudos que vêm sendo realizado não se cuida apenas da comunicação de massa, como também da comunicação interpessoal: da palavra falada, do sinal do gesto, da imagem, da exibição, da impressão, da radiodifusão, do cinema, de todos os signos e símbolos por meio dos quais os humanos tratam de transmitir significados e valores a outros humanos.”

O ato da comunicação visa muito mais que passar algo a alguém, envolve convencimento, persuasão, pois, tudo aquilo que é transmitido de um indivíduo para o outro, interfere implicitamente em fazer com que o receptor da mensagem aceite o que lhe foi dito.
Esta maneira de persuadir, convencer, transmitir e, anunciar algo a alguém é denominada propaganda, segundo CALAZANS (2005, p.17) o termo propaganda tem sua origem etimológica no latim pangere, plantar. Todo ato de comunicação visa, assim plantar uma mensagem no receptor, sob a forma de propaganda.” Independente de como os grandes anunciantes lançam essas idéias em nossa mente, muitas dessas mensagens são facilmente acatadas e aceitas por nós sem questionamento, ou conhecimento de como isto ocorre de maneira tão eficaz, a ponto de nos tornarmos completamente adeptos de determinada marca ou idéia
Provavelmente, todo mundo já ouviu falar em mensagens subliminares. Independente de seu âmbito de conhecimento sobre o assunto, é notável que sabemos, ou possuímos pelo menos mera noção popular sobre este termo que, obviamente, é alvo de muitos estudiosos, tanto na área de comunicação, como em todos os estudos que envolvam o comportamento humano. Porém, ainda hoje, muitos acreditam que o assunto seja apenas fruto da imaginação de algum inventor maluco, mas aí mora o perigo. Pois, elas estão aí exatamente com este propósito: serem vistas, porém não assimiladas conscientemente pelo cérebro, e sim guardadas em nosso subconsciente, gerando comportamento e tomada de atitudes não necessariamente desejadas por nós, surgidas como um impulso momentâneo. A esse respeito, Myers (2006, p.138) afirma que:
“Podemos sentir estímulos abaixo de nosso limiar absoluto? Em certo sentido a resposta é claramente afirmativa. Lembre-se de que o limiar “absoluto” é apenas o ponto a partir do qual detectamos um estímulo metade do tempo. Neste limiar ou em apenas um ponto levemente abaixo dele, é possível algumas vezes, detectar o estímulo.”


Há muitos vestígios de utilização da técnica subliminar, porém não totalmente comprovados ou aceitos, vale novamente ressaltar que há muitas pessoas que duvidam dessa existência e utilização, ou pior, acreditam que tal assunto envolve paranormalidade, satanismo ou fanatismo religioso. O assunto pode sim, envolver muitas crenças, mas não deixa de ser real, palpável, em nosso dia-a-dia.
Novamente podemos afirmar que, a propaganda tem um objetivo direto: (Calazans, 2005, p.17) “plantar idéias em nossa mente”, seja de maneira perceptível a nós, ou de maneira subliminar. Isto influi no processo de criação de uma propaganda envolvendo um estudo detalhado do estímulo que, por meio dela, será provocado em nós como receptor prontos a serem bombardeados por informações.

Capítulo 1
PROPAGANDA POLÍTICA

Esse tipo de propaganda tem como objetivo atacar as massas, fazendo com que o eleitor-consumidor aceite e torne-se protetor fervoroso das idéias disseminadas por um partido. Há por trás de seu planejamento, uma estrutura bem arquitetada e preparada para ser aceita pela massa a que corresponde. Há por trás disso a exploração do subliminar que, como vimos pode sim, fazer diferença em uma campanha publicitária. Analisemos este o trecho de Santa’nna (1998, p. 47):
Entretanto, a propaganda política não é uma ciência condensável em fórmulas. Movimenta, inicialmente, mecanismos fisiológicos, psíquicos e inconscientes bastante complexos, alguns dos quais conhecidos; ademais, seus princípios provém tanto da estética como da ciência; conselhos da experiência, indicações gerais à maneira dos quais sobeja inventar caso faltem as idéias, escasseio o talento ou o público, não há mais propagação e sim literatura.”


Capítulo 2
PROPAGANDA HITLERISTA

Segundo Jean Marie Domenach, em “A Propaganda Política, Adolf Hitler , junto a Goebbels, pode ser considerado o reinventor da propaganda moderna, onde a fé humana é explorada como “arma” de submissão contra de si próprios.
“Essa a razão efetiva do êxito da propaganda nazista em relação às massas alemãs: predomínio da imagem sobre a explicação, do sensível brutal sobre o racional. Teremos oportunidade de versar os métodos que contribuem para dar às massas maior receptividade. Toda gente ouviu falar do rufar dos tambores que acompanhava Hitler ao galgar as escadas da tribuna do Congresso de Nuremberg e dos comutadores de corrente elétrica que lhe permitiam, da tribuna, dosar à vontade a iluminação.”

Analisando as técnicas utilizadas pelo famigerado “Füher” que, através de seu conhecimento adquirido ao longo de anos de estudo, com a ajuda do filósofo Joseph Goebbels, (responsável por praticamente toda propaganda nazista na Alemanha) entenderemos como se deu a técnica comparada ao subliminar, utilizadas por Hitler para sua ascensão ao poder.
Com o claro intuito de implantar suas idéias de racismo, anti-semitismo e nova organização no país, o ditador teve como base, disseminar no período pós-guerra palavras de conforto e ajuda para uma Alemanha totalmente abalada e destruída tanto internamente, como diante de seus inimigos, após a derrota na primeira guerra e a humilhação vivida pelo tratado de Versailles. Aproveitando-se desta fraqueza e intensa revolta, Hitler soube como empregar sua mensagem na cabeça das pessoas que, psicologicamente abaladas, acatariam a reforma nazista. Como podemos observar neste trecho em que o líder apresenta uma idéia que garantiu o sucesso em sua campanha: Sant’anna (, p.) “O povo em sua grande maioria, está numa disposição e num estado de espírito a tal ponto feminino, que suas opiniões e seus atos são determinados muito mais pela impressão produzida nos sentidos que pela reflexão pura”. Essa frase mais que nunca prova a intenção de Hitler de produzir nas pessoas a sensação de segurança e conforto atacando seus sentidos, acalentados pelo líder que prometia mudança. Sant’anna, (1998, p.52) comprova o ataque abaixo do limiar em que o Füher se baseou:

A propaganda hitlerista mergulhou suas raízes nas mais obscuras zonas do inconsciente coletivo, ao gabar a pureza do sangue, ao glorificar os instintos de violência e destruição, ao renovar por meio da cruz gamada, remotíssima mitologia solar. Empregou sucessivamente temas diversos e até contraditórios com a única preocupação de orientar as multidões ante as perspectivas do momento.

Analisemos a imagem abaixo que, mostra Hitler segurando a bandeira com o símbolo, agora nazista, mas com origens mais antigas do que se pode descrever e afirmar com certeza. Porém apenas se tornou conhecido, após o movimento nazista.
Nota-se na imagem abaixo a expressão de liderança tomada por Hitler, o olhar para o horizonte caracteriza a vontade de lutar, de força, levando ao observador o sentimento de coragem e segurança. É possível detectar emoções apenas através de expressões faciais. Para MYERS, (2006, p. 375) “Muito de nossa comunicação se dá por meio de uma linguagem corporal silenciosa...”
O que vem a reforçar o que observamos na imagem de Hitler de que sua propaganda foi totalmente arquitetada com conotação abaixo do limiar para garantir o sucesso do III Reich Alemão.
A posição das mãos, indicando força, apela para o lado emocional do observador que, já completamente abalado, se entrega emocionalmente à promessa de mudança. A multidão atrás do líder, mostra em segundo plano, centenas de pessoas envoltas pelas suásticas, que representa que toda a população já está com Hitler, passando a idéia de que você também precisa se juntar à legião do futuro. Algo ainda mais elaborado nesta imagem é a figura de uma pomba acima da cabeça de Adolf, mas no que isto influi? A sua simbologia é bíblica, a pomba representa aos cristãos a paz.
Figura 1- Hitler sob a pomba

  
Fonte: “Adolf Hitler best pictures” http://adolfhitlerbestpictures.blogspot.com/2010/01/adolf-hitler-pictures-on-nazi.html

Mais que o significado do pássaro que paira sob a cabeça de Hitler, pode-se notar a luz que surge acima de sua cabeça, o que indica que seja um homem “iluminado”, ou enviado de Deus para libertar seu povo. Pode ser comparado à figura de Moisés que, através de um chamado divino, torna-se a esperança de liberdade do seu povo. Ou a intenção nesta imagem é a comparação direta de Hitler à Jesus Cristo.
Mas será que ainda, nos tempos de hoje é possível haver propagandas que hajam de maneira subliminar a tal ponto de, levarem uma determinada ideologia à aceitação do consumidor, apenas pela força que esta propaganda exerce sob os sentidos? A resposta desta pergunta é clara.
Capítulo 3
O MUITO DE HITLER EM “OBAMA”

Sim, podemos ainda hoje, ser atingidos emocionalmente por este tipo de propaganda, um exemplo nítido disto é a propaganda vitoriosa do mais novo presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama. (Esta comparação visa apenas apontar as técnicas utilizadas pelos líderes, não havendo qualquer tipo de intenção política).
A mais famosa frase de Obama, utilizada durante toda sua campanha, tornando seu slogan foi: Change we can believe in”. Para estudiosos e observadores de toda campanha de Obama esta frase como toda sua publicidade visava atingir a emoção do eleitor.
De acordo com o articulista, num trecho de seu blog “Intervalo” de quarta-feira, 5 de novembro de 2008 de Gabriel Costa (http://intervalopp.blogspot.com/2008_11_01_archive.html):

                                      “Esse foi o slogan da campanha vitoriosa de Barack Obama que encheu os americanos e renovou seu espírito de mudança, trouxe um alivio não só aos americanos, mas ao mundo todo. Uma campanha vitoriosa tinha que ter um slogan assim, emocional, pois os americanos amargavam feridas do tempo por conta de administrações desastrosas como foi o caso do Governo de Lyndon Johnson e os Bush (pai e filho).”

            Alguma semelhança com a intenção apresentada por Adolf Hitler? Está claro também, a intenção de “Obama” e, isso mostra mais que nunca como a exploração do emocional coletivo pode mover multidões.
           É evidente que a propaganda de Obama teve repercussão mundial bastante avassaladora, devido a disponibilidade de tecnologia como a internet, muito utilizada em sua campanha, porém nem este fato deixa a campanha de Hitler tão obsoleta, pois, foi novamente utilizada por Barack em pleno século vinte e um.
Observe a imagem abaixo, a figura 2- Obama sob as luzes, manipulada para sua campanha. É evidente que não se pode julgar as mesmas técnicas à risca, mas podemos notar semelhanças à imagem de Hitler.
         Com o braço esquerdo levantado, podemos observar nitidamente sua aliança à mão. Obviamente isso significa compromisso com sua esposa, porém também pode passar a intenção de aliança com o povo americano, representando seriedade no modo de agir em prol dos EUA.




 
Note ao fundo uma legião de pessoas com cartazes com a palavra “change”, observe que há cartazes de cabeça para baixo, ilegíveis e virados, isto é uma maneira muito comum de , onde nós os observadores recebemos de todas as maneiras esta palavra, propositalmente ligada à Obama,


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