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Perspectivas comunicativas
A abordagem persuasiva, segundo Mauro Wolf, se apresenta em vários conceitos para ser completa. Diferente da tória hipodérmica, a abordagem empírico experimental se abre em vários parâmetros que a torna um estudo de grande abrangência.
Para possibilitar que uma mensagem enviada seja “entendida”, há grande abordagem que envolve fatores psicológicos individuais, diferindo cada pessoa a ser atingida por determinada mensagem, como: fatores relativos à audiência, interesse em obter informação, exposição seletiva, percepção seletiva, memorização seletiva, os fatores ligados à mensagem, credibilidade do comunicados, a ordem da argumentação, a integralidade das argumentações e, a explicitação das conclusões.
Cada um dos parâmetros citados abre discussão para novas possibilidades que permeiam o processo comunicativo, ou seja, não explicação exaustiva deste estudo altamente “rico” em possibilidades de explicações.
Adilson Citelli apresenta formas em que o discurso persuasivo se apresenta em apenas um dos aspectos em que podem ser discutidos: discurso dominante, discurso autorizado, discurso polêmico, discurso lúdico e, discurso autoritário.
Todos os tipos de discurso apresentados acima foram estudados em sala de aula, por isso, a próprio critério, selecionei um tipo de discurso para explanação mais aprofundada.
Como vimos acima existem vários tipos de discursos( mais além desses) a serem estudados na teoria persuasiva, porém um tipo de discurso que nos atenta e, hoje em dia vem ganhando muito mais força, é o discurso autoritário, ou seja, aquele que , de maneira imposta, apresenta uma idéia. Um exemplo comum disto são as chamadas “mensagens subliminares” que, através de apresentação imposta, sem questionamento, tenta impor determinado comportamento, com intenção de resultado imediato.
Esse tipo de estudo é comum e pode influenciar o receptor a intenções não propriamente contidas no que lhe apresentado, mas implícito, para aceitação direta.
“Mensagem subliminar é a definição usada para o tipo de mensagem que não pode ser captada diretamente pelos sentidos humanos. Subliminar é tudo aquilo que está abaixo do limiar, a menor sensação detectável conscientemente. Importante destacar que existem mensagens que estão abaixo da capacidade de detecção humana - essas mensagens são imperceptíveis, não devendo ser consideradas como subliminares. Toda mensagem subliminar pode ser dividida em duas características básicas, o seu grau de percepção e de persuasão.”
Wikipédia
Segundo Flávio Calazans, estudioso desta área estas mensagens podem estar contidas desde em textos jornalísticos até à grandes campanhas publicitárias e, apresenta uma forma de discurso autoritário, pois influencia que o público-alvo a que é direcionada, aceite e acate a idéia apresentada sem questionamento.
Também pode ser alvo de estudo como discurso autoritário a simples diagramação de um jornal, pois apela para disposição e tonalidades cromáticas para tornar o discurso autoritário completo, segundo é apresentado por Luciano Guimarães.
As possibilidades do processo comunicativo são inúmeras e estão longe de se tornar um estudo exaustivo e entendido perfeitamente, pois envolve as possibilidades humanas e seus processos de compreensão que, envolve o ser na sua essência.
Bem..este comentário aqui já era prá ter sido postado semana passada, como ainda estava de luto pela seleção acabei atrasando. Pois bem, sou suspeito em tecer comentários tanto do artigo qto da autora. Mas posso dizer que a dedicação da Natália para com o tema é cada vez mais raros na classe universitária atual e é exatamente isso q a diferencia dos demais que ficam limitados apenas ao que ouvem em sala de aula.
ResponderExcluirA teoria sempre exige mais e mais. Nesse artigo fica claro que a teoria é tão eficaz qto a prática e que em muitos momentos da vida, a persuasão é o fator decisivo para multiplicar pensamentos ou mudar opiniões.
do contrário, se torna uma toeria nula!
Interessante Ná.... esta de parabéns!
ResponderExcluirVocê tem futuro!!
beijos